Praia da Silveira Monitorada pela Escola Municipal de Ensino Fundamental Jandira Luisa da Silva

O programa de Monitoramento Mirim da Zona Costeira de Garopaba reinicia suas atividades nas escolas através de uma capacitação de alunos e professores que irão fazer o monitoramento das praias do município de Garopaba durante o ano de 2013.

Durante  duas semanas no mês de fevereiro, as nove escolas envolvidas no programa participaram de atividades teóricas envolvendo temas relacionados ao:

  • Preenchimento das Planilhas de Campo
  • Origem dos Oceanos
  • Características das zonas de Transição entre Continente e o Mar
  • Montanhas, Lagoas, Campos de Dunas
  • Banhados
  • Costões e Ilhas
  • Origem das Praias, Diversidade e Distribuição da Vida no Sistema Praial
  • Formação das Marés,
  • Dinâmica Costeira

A primeira escola a iniciar as atividades em 2013,  foi a Escola Municipal de E. F.Jandira Luisa da Silva com a apresentação do Programa Mirim para as novas turmas de 5ª série que iniciam o ano letivo.

Antes de ir para a praia, as atividades iniciam com uma conversa sobre formação das ondas, variações das marés, canais de retorno e dinâmica costeira e o preenchimento da planilha de campo em sala de aula.

  

Alunos da 4ª e 5ª séries da  Escola Municipal de Ensino Fundamental Jandira da Silva, do Bairro Palhocinha que monitora a Praia da Silveira.

 emjandira.blogspot.com.br/2013/02/programa-de-monitoramento-mirim-da-zona.html

As atividades de campo do Programa Mirim de Monitoramento da Zona Costeira de Garopaba iniciaram no dia 01 de março de 2013, com alunos duas turmas de 5ª série (total de 39 alunos) da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Jandira Luisa da Silva.

O Professor Manuel Valentin (Escritor/Garopaba), relata em seus livros as mudanças do município e seu crescimento, suas praias, estórias da antiga Garopaba. A praia da Silveira  esta localizada a 2 km do centro de Garopaba e a 3,6 km da escola. E segundo o Professor o nome da Praia da Silveira  é atribuido à abundância de plantas popularmente chamadas de "Silvas", também conhecidas como Maricás "Mimosa bimucronata" tipo de planta espinheiro, melíferas, típicas de áreas úmidas, comun em estágios médios de regeneração de vegetação de Restinga. Mas fala-se também que o nome seria referente a um antigo morador cujo o sobrenome era Silva.

Na praia com as planilhas de observação na mão os alunos marcam a linha de maré com uma estaca e anotam a hora, observam as condições meteorológicas que no momento apresentavam: ventos moderados de direção nordeste, temperatura por volta dos 29°C, e as condições do tempo apresentava-se ensolarado, a largura da faixa de areia medida da duna até a linha de maré apresentava-se com 36 metros e inclinação da praia em torno de 5° +ou - 8% de declividade da faixa de areia. Para o mapeamento delimitam-se através de três transectos com 10 quadros de 2 metros X 2 metros as áreas de monitoramento, com uma cobertura em média de 120 m² por ponto de praia .

Gráfico representando as quantidades de lixos encontrados no mapeamento dos transectos montados na praia apartir da duna até a linha de maré no mês de dezembro de 2012. Três transectos paralelos com cerca de 22 metros de comprimeto (cada transecto possue 11 quadrados de 2mX2m), cobrindo uma área de 132 m².

Graficação do perfil de inclinação da praia da Silveira construído em sala de aula após a saída de campo, assim como as quantidades de resíduos encontrados na areia.

Na primeira semana de Março de 2013 as novas turmas da 5ª série, voltaram ao mesmo ponto mapeado em dez de 2012, para nova coleta de dados confira a baixo o Relatório Gráfico dos Resíduos Sólidos encontrados na faixa de areia mapeada.

Esta é a segunda saída de campo da escola para este mesmo local da praia, a primeira foi realizada em novembro 2012. Para as saídas de campo contamos com total apoio da Secretaria Municipal de Educação, direção da escola e da professora Nádia. A proposta de monitorar o mesmo ponto da praia em diferentes épocas do ano servirá para criar um banco de dados e comparar as informações levantadas como: Vegetação de restinga, Largura da Praia, Inclinação e principalmente os resíduos encontrados na areia como: Bituca de cigarro, plásticos, metais, etc.... resíduos que são deixados pelos turistas e/ou que vem pelo mar.

A praia da Silveira é formada de areia grossa, fragmentos de conchas e alguns minerais ferrosos, com declividade acentuada que podem variar de 10° a 30°, fazendo com que as ondas quebrem de forma abrupta ao chegarem a beira da praia, comumente chamadas de “praias de tombo”, mas apresentando boas ondas para a prática do surf

O que se pode constatar é que no período pós-veraneio, a praia não apresentou aumento dos resíduos encontrados na areia, em alguns casos até diminuiram. Com relação ao mapeamento das estruturas desponíveis como: banheiros públicos, duchas, estruturas de alimentação não existem nesta ponto da praia, apenas algumas lixeiras, cerca de proteção das dunas e estrada e estacionamento.

Novo monitoramento foi feito no final do mês de maio de 2013, agora o local foi no canto sul da praia, onde foram coletadas as informações em 3 transectos com 10 quadros de 2m X 2m cada um, totalizando 120 m² de área mapeada . Mesmo com o início do inverno a galera Mirim do Monitoramento realizou todas as atividades do projeto mas com um olho no mar e nos pescadores que aguardavam na praia a chegada das Tainhas.

Uma das atividades que os monitores realizam na praia além da observação das marés, correntes, resíduos a textura da areia também é um item importante e para isso são coletadas de diferentes pontos da praia para que possa ser observada com o auxilio de lupas e microscópios de bolso, o que possibilita melhor observação de seus constituintes (cristais de quartzo, e micro pedaços de conchas, restos orgânicos e alguns minerais ferrosos como magnetitas e ilmenitas).  

Ao  fundo a Canoa construida com tronco de Garapuvu, preparada para a da pesca artesanal da tainha.

Após a saída de campo,  na sala de aula, os alunos reunidos nos mesmos grupos que realizaram a pesquisa de campo fizeram os relatórios e a contagem dos resíduos encontrados na areia e montagem dos gráficos.

  A terceira saída de campo ocorreu em outubro de 2013, quando também foram colocadas as placas relacionada ao projeto contendo os dados em forma de gráficos.

Novamente o mapeamento é feito no canto sul, agora em outubro/2013 para que possa ser comparado com os dados coletados em maio/2013. Como a equipe de monitores mirim é a mesma, as atividades são mais facilmente executadas e com maior detalhe e cuidado.

A praia da silveira é considerada uma das mais limpas, devido a sua localização geográfica e acesso, pois impossibilita grande fluxo de veículos devido a pequena área de estacionamento, mar aberto com ondas fortes, cavada ideal para a prática de surf. 

A turma de Monitores da escola Jandira, após o mapeamento da praia, colocaram as placas informativas contendo os dados do projeto, graficos contendo as quantidades de resíduos coletados até o momento.

Em dezembro/2013 o último mapeamento do ano e desta turma de monitores, que no próximo ano estarão em outras escolas do município.

 

O ano de 2014 inicia, e novas turmas do 5º ano da Escola Municipal Jandira Luisa da Silva são envolvidas no Programa Mirim de Monitoramento Costeiro de Garopaba.

A primeira atividade iniciou em abril, com a apresentação do projeto a turma que vai monitorar a praia do Silveira. Nesta atividade foi mostrado pra galera como são formados os Oceanos, a esculturação da região costeira, a importância da  preservação dos oceanos, a metodologia que será utilizada na saída a compo ou a praia para a coleta das informações relativas a praia monitorada, caracteristicas da praia (largura da faixa de areia, composição e textura da areia e principalmente os resíduos sólidos encontrados na areia, funcionamento das Marés e formação das Ondas. 

O dia de campo apesar do vento e frio a Galera marcou presença e dedicação na atividade, (junho/2014).

As atividades na praia iniciaram por volta das 9;30 hr, quando se verificou a linha de maré, direção do vento, largura da faixa de areia, nível de inclinação da praia, textura da areia e montagem dos transectos para a coleta de dados.

Atraves das placas informativas tem gerado um impacto positivo na questão de preservação das praias, principalmente na questão de resíduos, que são bem menores nas praias onde elas estão presentes.

Após o mapeamento a atividade é finalizada com dinâmicas de reflexão sobre a necessidade da participação de todos nos cuidados com as praias e o ambiente que as rodeiam e muitas brincadeiras.

A próxima atividade desta Galera é feita em sala de aula, onde serão compilados os dados coletados na praia, atrvés da contagem dos itens encontrados, e elaboração dos gráficos dos resíduos, que serão anexados as placas na praia.

No finalzinho de junho de 2014 o monitoramento retornou a escola, agora para fazer a contagem dos resíduos encontrados na areia. A galera em grupo, esteve totalmente envolvida na contagem dos dados coletados na praia e na  montagem dos gráficos. Após a contagens dos resíduos em cada grupo e com os totais foram montandos os gráficos que serão adesivados nas placas que estão em cada ponto da Praia Monitorada. A contagem e construção dos gráficos possibilita ao aluno melhor entendimento do objetivo do projeto, que é comparar a frequência e quantidades de determinados resíduos encontrados na praia e sua origem, afim de propor campanhas de redução de lixo nas praias, seja através de placas, panfletos e palestras na escola para as outras turmas que nãoparticipam.

A Escola M. E. F. Professora Jandira Luisa da Silva do Bairro Palhocinha fez hoje 01/09/2014  o seu monitoramento na Praia da Silveira no canto Sul. Praia formada por areia grossa e pedaços de conchas e com alta declividade, funda, com ondas frontais quebrando na beira da praia de forma abrupta, comumente chamadas de "Praias de Tombo"... A galera monitorou a temperatura da água e ambiente, direção do vento, textura e cor da areia, a declividade a largura da faixa de areia e mapeou 60 m² de areia em busca de fauna, flora e lixos encontrados enterrados, que foram bem poucos
A manhã iniciou nublada, mas logo o sol e UMA BALEIA COM SEU FILHOTE iluminaram a paia, UMA super Aula de Natureza....

       Inclinação da praia (m)

1,94

Largura da praia (m)

28,83

Setor da praia monitorado

 Sul

Direção do Vento

sudoeste

Tempo

ensolarado

Maré início

Alta

Maré final

Baixa

Tamanho do Grão de Areia

 grossa

TºC Ar início

21

TºC Ar final

25

TºC Água

19