DIA MUNDIAL DE LIMPEZA DE RIOS E PRAIAS 2014

07/10/2014 22:54

A AMA e Programa Mirim de Monitor da Zona Costeira de Garopaba, realizaram no dia 20 de setembro 2014 a quarta edição do Movimento Mundial de Limpeza de Rios e Praias em Garopaba.

 
Foto de Caroline Schio.
Foto de Caroline Schio.
Foto de Caroline Schio.

DIA MUNDIAL DE LIMPEZA DAS PRAIAS - DADOS GERAIS DE 4 ANOS DESTE EVENTO NAS PRAIAS DE GAROPABA - SC

Nestes 4 anos em torno de 900 pessoas já participaram deste evento que envolve 9 praias no município, conforme o mapa em anexo. Analisando os resultados dos 4 anos de realização do mutirão de limpeza das praias de Garopaba (ver tabela em anexo), observa-se que as quantidades de lixo coletadas na Praia de Garopaba são superiores às demais praias do município, sendo que apenas no ano de 2013 a Praia da Ferrugem foi a que apresentou as maiores quantidades.

Em todos estes anos foram coletados um total de 35.216 itens de lixo nas praias do município, sendo que a praia aonde mais de coletaram lixos foi a de Garopaba, com 10.454 itens, seguido da Praia da Ferrugem com 7.585 itens e da Praia da Silveira com 5.646 itens. O ano aonde se coletou a maior quantidade de lixo foi 2011 com 11673 itens, sendo que apenas na Praia de Garopaba foram coletados 3.080 itens de lixo.

A bituca de cigarro foi o tipo de lixo mais encontrado nestes 4 anos, com mais de 10.500 unidades, seguidas dos pedaços de plásticos com + 4.200 unidades, tampinhas de garrafa com + 2.500 unidades, pedaços de isopor com + 1.800 unidades e pedaços de nylon com + 1.200 unidades. Este padrão segue sendo observado, ano após ano, nos mutirões de limpeza realizados nas praias de Garopaba, bem como no monitoramento há 3 anos realizado por em torno de 200 crianças/ano das 4ª e 5ª séries de 9 escolas municipais que participam do Programa Mirim de Monitoramento Costeiro de Garopaba (www.monitoramento-costeiro-garopaba.webnode.com).

O Dia Mundial de Limpeza das Praias – DMLP, organizada pela ONG Associação Amigos do Meio Ambiente – AMA, com a parceria da Prefeitura Municipal, Escolas Municipais, Associações Ambientais, de Surf e dos Condutores Ambientais de Garopaba além do grupo de Escoteiros Ilha Terceira.

Com estes resultados entende-se que é urgente que se fomente a informação sobre o impacto do lixo no ambiente marinho-costeiro através de materiais informativos nas praias e por meio de projetos de educação ambiental, bem como é necessário pressionar o poder público para que se cumpra de forma efetiva a legislação existente, mas também para que se criem novas leis, como por exemplo, multar as pessoas que jogarem lixo no chão, como já acontece em muitos municípios brasileiros ou até proibir que se fume na praia, como já o fez a Austrália e o Havai. A ONG AMA agradece a todos que fizeram do evento um encontro de celebração entre amigos, fortalecendo a rede de parcerias que vêm se formando há 4 anos, desde que se começou a realizar o Dia Mundial de Limpeza das Praias em Garopaba.

Pretende-se que esta ação se torne parte do calendário escolar anual, tornando-se uma atividade educativa lúdica e transdisciplinar no aprendizado das crianças, uma vez que estas se envolvem com uma situação real dentro do contexto socioambiental do município, bem como inspire novos projetos e ações no âmbito costeiro ao longo do litoral brasileiro.