Sobre nós

Promover a consciência ambiental em prol da melhoria da qualidade das praias do município de Garopaba é o principal objetivo do PROGRAMA MIRIM DE MONITORAMENTO DA ZONA COSTEIRA DE GAROPABA. O projeto envolverá em torno 400 alunos da 4ª e 5ª série de 9 escolas municipais. Cada escola “adotará” uma praia do município ao longo de um ano e passará a monitorá-la uma vez por bimestre. Este monitoramento inclui:

1) O estudo das características das praias (tipo de areia, extensão e perfil da praia, altura das dunas, espécies da fauna e flora, etc...),

2) O monitoramento do lixo e da qualidade de água dos efluentes pluviais que desembocam nas praias,

3) E a proposição de melhorias nos acessos, serviços e informação que contribuam para o ordenamento dos diversos usos que se dão nas praias de Garopaba. irão adotar a monitorar todas as praias de Garopaba.

O projeto idealizado pela Associação Comunitária Amigos do Meio Ambiente para a Ecologia, o Desenvolvimento e o Turismo Sustentáveis- AMA, é financiado pela Fundação Banco do Brasil e conta com o apoio da Secretaria de Educação Municipal.

A equipe do projeto está composta pela Oceanógrafa Caroline Schio (coordenadora), pelo Geólogo Gelson Rigo (Kico) e pela Bióloga Simone Poletto.

O projeto que começou em setembro de 2012, se estenderá até outubro de 2013 e todos os dados obtidos pelos alunos estarão disponíveis para acesso público no blog do projeto. Nas principais vias de acesso às praias, haverá placas indicativas sinalizando que esta praia está sendo monitorada pelo Programa Mirim de Monitoramento Costeiro, juntamente com informações a respeito do projeto e dos principais lixos coletados pelas escolas. Com isso, pretende-se sensibilizar o público usuário das praias, seja turistas, moradores, surfistas e pescadores, sobre a importância de conservar as praias e o meio ambiente.
 

A AMA – Associação Comunitária Amigos do Meio Ambiente para a Ecologia, o Desenvolvimento e o Turismo Sustentáveis foi fundada em 1998, em Garopaba (SC). Nosso foco é conciliar as atividades humanas com a proteção e a preservação do meio ambiente e atuar nas perspectivas educativa, cultural, técnico-científica e filantrópica, abrangendo prioritariamente a Zona Costeira de Santa Catarina. Para “plantar essa idéia” defendemos as premissas ético-normativas do conceito de Ecodesenvolvimento, sendo estas: a prudência ecológica, a equidade social, a valorização do saber tradicional e uma economia mais inclusiva .
Nossa equipe é composta, dentre outros apoiadores, por profissionais da área da Antropologia, Sociologia, História, Geologia, Oceanografia, Biologia, Agronomia, Artes e Administração.

Elencamos nossas atividades e serviços ainda em curso:


1- AÇÕES DE CUNHO SÓCIO-POLÍTICO E COMUNICATIVO;

- Membro do Conselho de Meio Ambiente de Garopaba (CONDEMA) em todas as gestões desde a fundação em 2005, do Conselho Gestor da APA da Baleia Franca e do Núcleo Gestor do Plano Diretor Municipal entre os anos 2006 e 2010.
-Participação em audiências públicas que tratam da administração municipal em Garopaba, Imbituba e Paulo Lopes, membro do Fórum da Agenda 21 da Lagoa de Ibiraquera, participando das reuniões e neste âmbito, utilizando metodologias participativas, divulgamos tecnologias sociais de baixo custo para o tratamento de efluentes domésticos (zona de raízes) e cisternas nos centro comunitário de Ibiraquera-CCI e na E. B. M. Justina da Conceição Silva, em 2010.
- Realização de um programa na rádio comunitária de Garopaba 93.8 FM quinzenal às segundas-feiras dás 15:00 às 15:20 h. Com assuntos relacionados à informações de utilidade pública, como a divulgação dos trabalhos do Projeto de Desenvolvimento Territorial Sustentável (DTS), trabalhos acadêmicos feitos sobre a região, sobre a conservação do meio natural e cultural e entrevistas diversas.
- Comunicação das agressões aos ambientes naturais aos órgãos competentes. Sendo co-autora, em 2010, junto a outras organizações não governamentais, em Ação Civil Pública Nº 5000218-25.2010.404.7216 exigindo o cumprimento de legislação que protege banhados (áreas úmidas) e o impedimento de obras no local chamado Banhado do Rio do Cano (Palhocinha) em Garopaba, SC.


2- CONSULTORIAS E ACÕES DE CUNHO EDUCATIVO;

- Programa Pátios Ecológicos de Educação Ambiental nas Escolas de Paulo Lopes/SC, está sendo realizado ao longo dos anos de 2010 e 2011 em uma parceria entre Associação Amigos do Meio Ambiente (AMA) e Associação Fundo Vira Lata, ambas sediadas em Garopaba (SC). Este programa é fruto de um convênio com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Sustentável de Santa Catarina - SDS, através da SDR Laguna. Objetivamos colaborar para a efetivação das políticas públicas de Educação Ambiental no município de Paulo Lopes, SC. www.patiosecologicos.blogspot.com
- Participação no projeto de Desenvolvimento Territorial Sustentável, na realização do Laboratório Territorial realizado no litoral Centro- Sul em 2009 e no Centro-Norte em 2010, em parceria com o RIMISP (Centro Latino Americano para el Desarrollo Rural - Chile) neste projeto interinstitucional que envolve a SEAP a EPAGRI - Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina, além da assessoria de pesquisadores vinculados à UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), CIRAD (Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agronômica para o Desenvolvimento - França) e da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).
- Realização do Programa Trilhas Ecológicas que promove a educação ambiental junto ao público escolar de Paulo Lopes percorrendo trilhas da (RPPN) Reserva Particular do Patrimônio Natural Passarim nos anos de 2007, 2008 e 2010. Nossa proposta é realizar atividades com todos os alunos da educação infantil, ensino fundamental e médio das escolas do município de Paulo Lopes (inclusive da Escola APAE), que congregam um público alvo de 1.624 alunos e 109 professores. https://www.reservapassarim.org/ong.php
- Consultoria no Projeto Escola Amiga do Ambiente - Mostra Prof. José Lutzenberger – Mostra Lutz – onde atua desde 2001 junto às escolas do Município de Garopaba através de uma bem-sucedida parceria entre a Secretaria Municipal de Educação de Garopaba, o Projeto Ambiental Gaia Village, a Fundação Gaia e AMA. Em uma rede de 24 escolas, 3.500 alunos e 180 professores, busca-se transformar a comunidade em um ambiente mais saudável e socialmente justo, onde todos aprendem e ensinam ao mesmo tempo, com base em soluções simples e criativas que estimulam mudanças de atitudes e colaboram com a conservação do meio ambiente e com a melhoria da qualidade de vida da comunidade escolar. A AMA tem participado com consultorias às escolas e capacitação de professores. https://gaianarede.blogspot.com/
- Atividades relacionadas a  preservação, SOS Lagoa das Capivaras (Garopaba), desde 2000 até atualmente: realização de seminário de apresentação dos estudos completos sobre a área do entorno da Lagoa em parceria com a UNESC- Universidade do extremo sul de Santa Catarina com a UNIVALI –Universidade do Vale do Itajaí, e do IPAT- Instituto de Pesquisas Ambientais e Tecnológicas que vem monitorando a qualidade físico-Químico da água e dos sedimentos, e trabalho em mutirões de limpeza da lagoa com a ajuda da comunidade em geral e com mais de 30 empresários locais.
- Trabalhos educativos voltados para a gestão dos resíduos sólidos, desde 2000 até os dias atuais como a apresentação de vídeos, distribuição de panfletos educativos principalmente sobre a separação do lixo seco do orgânico para todas as escolas municipais e Estaduais de Garopaba e da comunidade vizinha de Imbituba.
-Participação na implantação da Empresa Recicladora de Resíduos Domésticos e Industriais de Garopaba – Resamb assim como da campanha que culminou no fechamento do lixão a céu aberto, coleta de orgânicos e compostagem, além de atividades no plantio de mudas em áreas da cidade.

Segue também a relação de atividades mais pontuais realizadas pela AMA nos seus primeiros anos de existência:

-Mutirões de limpeza das praias de Garopaba e Siriú em 1995.
-I Gincana Ecológica de Garopaba, em parceria com a ACIG e Prefeitura Municipal de Garopaba, 1995.
-Criação de uma Feira Ecológica e da Feira do Cacareco, 1998.
-Distribuição de mudas de plantas nativas durante a Semana do Meio Ambiente desde 1997.
-Realização do I Fórum de Educação Ambiental e Coleta Seletiva de Lixo Cidade de Garopaba, 2000.
-Programa de educação ambiental nas escolas da rede municipal e estadual com palestras, vídeos e atividades de campo, com visitas ao lixão e caminhadas a ambientes naturais, 2000, 2001 e 2002.
-Programa de Coleta Seletiva do lixo seco (Projeto Caiçara) em parceria com a ACIG e produzimos panfletos contendo dicas sobre como separar o lixo seco do orgânico, 2000 e 2001.
-Organização da Semana do Meio Ambiente em parceria com a Fundação Gaia, em 2001 e 2002.
-Participação no I Fórum Social de Porto Alegre/RS, em debates e oficinas ligadas ao meio ambiente, desenvolvimento sustentável e rádios comunitárias.
-Em parceria com a Fundação Gaia, de Porto Alegre, organizamos a , no ano de 2002:
        Cursos de Capacitação de Multiplicadores em Educação Ambiental ministrado pela neozelandesa Robina MacCurdy para professores da    rede municipal e estadual de Garopaba.
        Implantação da horta na Escola Municipal Pinguirito, com capacitação de professores em educação ambiental.
        Cursos: Introdução à Permacultura: Projetando Sistemas de Produção Orgância Auto-Sustentável e Agrofloresta; Ecovilas: Fundamentos e -Apoio e Consultoria Mostra Professor José Antônio Kroeff Lutzenberger (Mostra Lutz) de 2002 a 2012.

Práticas.
-Participação dos Seminários de Implantação do Parque Estadual Serra do Tabuleiro, 2002, 2003.
-Organização de encontros de produtores orgânicos de Garopaba e região, 2002.

-Apoio ao III Congresso Brasileiro de Agroecologia- III Seminário Estadual de Agroecologia realizado em Florianópolis em 2003.
- Apoio ao Laboratório Territorial realizado em Garopaba em Parceria com a EPAGRI em 2009.
- Apoio ao Fórum Intercontinental de Desenvolvimento Territorial Sustentável, Balneário Camboriú em 2011.
- Realização de mutirões de limpeza em todas as praias de Garopaba no Dia Mundial de Limpeza das Praias, 19 de setembro de 2011.

Nossos usuários

Aqui você pode descrever os usuários típicos e o porquê desse projeto ser importante para eles. É interessante motivar seus visitantes, assim eles irão retornar ao seu site.