PRAIA DA GAMBOA

Localizada a 17 Km a norte do Município de Garopaba, com uma extensão de praia de aproximadamente 1. 700 metros. Esta praia esta sendo monitorada nos tres pontos da praia, pela Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Constância Lopes Pereira, com as turmas de 4° e 5° ano. O monitoramento iniciou em dezembro de 2012, na porção central da Praia.

A praia da Gamboa, limitada ao norte pela Pedra do faísca e pelo Rio Embaú ou Imbaú e as dunas da praia da Guarda e a oeste a lagoa do Coração e Serra do Tabuleiro. Seu nome tem a origem em Gamboas ou Camboas do local, pequenos lagos formados pela maré cheia que aprisiona peixes até uma nova chegada do mar. 

O monitoramento desta praia, iniciou em novembro de 2012, em sua porção central  (meio), onde foram contruidos 3 transectos na faixa de areia, com 10 quadros de 2m x 2m = 120m², para mapear a área de praia entre as dunas e a linha de maré. Antes de iniciar os trabalhos de mapeamento a turma inicia o preenchimento da planilha, onde são anotadas as condições meteorológicas como: direção do vento (nordeste), condições do tempo (ensolarado), temperatura (27°C), também é anotado a hora de chegada a praia e verificado as condições da maré, ao final das atividades nomente a hora é anotada e verificado se a maré esta subindo ou descendo. 

Também foi medida a inclinação da faixa de areia, e sua largura, a coloração e a textura, é verificado a presença de conchas e outros restos de animais ou vegetais e principalmente os resíduos sólidos, trazidos pelas correntes marinhas e marés ou deixado pelos turistas e usuárias que frequentam a praia.

Gráficos demonstrando alguns dos resíduos encontrados na areia da praia da Gamboa, em sua porção central nos mapeamentos realizados em dezembro de 2012 e março de 2013.

Os dados levantados nos monitoramentos serão fixados em uma placa, colocada nos pontos mapeados na praia. Para que a população tenha conhecimento das informações levantadas pelo projeto, assim como orientar os usuários da praia a não deixarem seus lixos nestes locais e sim depositá-los em locais adequados (lixeiras).

 

 

 

 

 

 

 

Em maio de 2013, a turma retorna a praia, e desta vez para monitorar o canto sul da Gamboa, local mais frequentado pela comunidade e pelo turismo. "Neste canto da praia a estrada principal termina na beirinha da praia, isso faz com que muito lixo, que é deixado na estrada vá parar na areia, e depois dentro da água". Relato dos monitores desta praia.

As atividades iniciam com bricadeiras para montar as equipes que farão a pesquisa. Com as planilhas nas mãos é anotado as condições do tempo, direção do vento, posição da maré e a montagem dos transectos que cada equipe fará a sua pesquisa.

O gráfico abaixo, foi construído a partir dos dados coletados em campo, nos 3 transectos com 10 quadros de 2m X 2m = 120 m². O resultado mostrou o que os monitores mirins já suspeitavam, esta parte da praia é onde contém maior quantidade de Lixos e ficaram impressionados com as quantidades de Bitucas de Cigarros, metais, isopor e o que mais chamou a atenção foram as quantidades de esparadrapos enterrados na areia....