PRAIA DO OUVIDOR

O monitoramento da Praia do Ouvidor que iniciou em dezembro de 2012, dá continuidade as atividades em 2013.

Em dezembro de 2012 a Escola Centro Educacional de Ibiraquera, com os alunos da 5ª série iniciou o monitoramento da Praia do Ouvidor, cujo o nome teria se originado de uma pedra com um formato parecido com uma orelha, na chamada ponta do Ouvidor. Mas segundo o historiador/escritor e professor Manuel Valentim o nome se deve a passagem pelalo calidade do primeiro Ouvidor do Estado, Luiz Carlos Muniz Barreto enviado ao local para dirimir dúvidas sobre os limites de propriedades.

Segundo a pesquisa realizada pela turma, a praia do Ouvidor apresenta algumas características de praias dissipativas, com areias finas, rasas e uma zona de arrebentação com ondas extensas dissipando aos poucos a energia da onda até chegar á beira da praia apesar de de apresentar sua costa exposta.

A área de praia em média possue cerca de 30 m de lagura e um comprimento 

O monitoramento  será feito em três pontos da praia, no canto sul, meio e canto norte. O primeiro monitoramento iniciou em dezembro de 2012 no canto sul com a tuma do matutino, onde foram medidos a inclinação da praia, as condições metereológicas com: direção do vento (do quadrante sudeste) e caracteisticas do dia (ensolarado) e temperatura (26°C), localização espacial usando a rosa dos ventos (pontos cardeais) e auxílio de uma Bússula, assim como a verificação das condições de maré (nível de maré vazante).

Neste ponto também foram verificado as estruturas existentes como: banheiro (inexistente), cerca de proteção das dunas e vegetação (existe mas parte da vegetação de restiga de beira de praia não tem proteção e serve de estacionamento para veículos e ocupada por pessoas e grande circulação de veiculos pela praia, acentuado no verão devido a falta de estacionamentos fora do perímetro da praia e livre acesso na beira da praia, colocando em risco a fauna e flora, assim como os banhistas que frequentam a praia.

 A textura e coloração da areia também fazem parte da pesquisa em cada transecto que devido ao perfil da praia com baixo percentual de inclinação (+ou- 2%), apresenta uma textura fina, úmida, de coloração bêge acinzentada e muito compactada.

O resultado das planilhas do monitoramento é transformando em gráficos que mostram as quantidades de lixos e micro-lixos que são encontrados nos transectos de monitoramento da Praia. Estes gráficos estão sendo plotados em placas afixadas em cada praia monitorada. 

 

 

A presença de Salva Vidas, só ocorrem no período de temporada,  assim como serviços de alimentação através de vendedores ambulante. Foram verificadas a existência de algumas lixeiras mas que permanecem com lixo por muito tempo e são reviradas por animais ou pelo vento, sendo transportados para distante das lixeiras ou para o mar.

A montagem dos três transectos com 10 quadros de 2m X 2m cada, possibilitou aos alunos investigarem uma área de aproximadamente 120 m² , que com o auxílio de uma planilha, foram catalogados os diversos elementos encontratos em cada quadro de pesquisa, como: Lixos (bitucas de cigarros, pedaços de plásticos, tampinhas, canudinhos, ....etc) assim como elementos naturais como: restos de conchas de mariscos, berbigão, carapaças de tatuiras e siris e pequenos insetos e restos de vegetais, principalmente palhas de casuarinas que são espécies exóticas existentes sob as dunas costeiras em meio a vegetação nativa).

Novamente as turmas retornam a praia do Ouvidor para realizarem os monitoramentos. Já estamos em setembro de 2013 e nesta praia já foram realizadas 7 saídas a campo e alguns relatórios já possibilitaram a construção de gráficos comparativos dos resíduos encontrados na areia da praia nos tres pontos de coleta. Estes gráficos ficarão expostos em placas onde constam o nome da escola que esta monitorando e informações coletadas nas saídas a campo.

O programa em 2014 reinicia  com novas turmas de 5º ano da escola Centro Educacional de Ibiraquera em maio, com a apresentação do programa em sala de aula junto com uma aula sobre formaç~çao dos oceanos, dunas, ondas e mares, assim como explicações sobre as atividades que serão executadas na praia.

Em Junho de 2014. Na praia a Galerinha de monitores do matutino, são reunidos em grupos que são batizados com nomes de animais que existem na praia ou no mar..como baleia, golfinho e pinguim...e iniciam as atividades como; medir a largura da faixa de areia da praia e sua declividade até a linha de maré..

Na ocasião a galera atualizou os dados dos gráficos da placa...

De volta a escola a turma de monitores compilaram os dados, e confeccionaram gráficos em cartazes para divulgar o projeto em toda a escola.

Com a turma do vespertino o mapeamento da praia foi realizado no canto sul da Praia do Ouvidor.

  Em agosto de 2014, a galera da manhã já retornou a Praia do Ouvidor para seu monitoramento....desta vez o monitoramento é no canto norte...manhã ensolarada mas com vento sul....frriiiiiuuuuu

Após determinar a direção do vento usando a rosa dos ventos, foi coletado um pouco da água do mar para medir sua temperatura....

 Sozinhos as equipes já executam as atividades de medir a largura da faixa de areia e a inclinação da praia...

Com os transectos demarcados na areia com barbante em quadrados de 2mx2m em um total de 5 quadrados por equipe, totalizando 60m² de área mapeada....

Com uma Lupa de mão com aumento de 16X a galerinha pode ver de peryinho a composição da areia da praia do ouvidor, fina, com cristais de quartzo e restos de conchas coloridas...

 

 

       Inclinação da praia (m)

104

Largura da praia (m)

59cm

Setor da praia monitorado

70m

Direção do Vento

norte

Tempo

sudoeste

Maré início

ensolarado

Maré final

baixa

Tamanho do Grão de Areia

alta

TºC Ar início

fina

TºC Ar final

20

TºC Água

23

 

17