PRAIA DE GAROPABA- Leste/Centro/Oeste.

O nome da Praia de Garopaba tem sua origem nos povos indíginas (Tupis-Guaranis) que habitavam a região.  ygá, ygara, ygarata, significa barco, embarcação, canoa; mpaba, paba, significa estância, paradeiro, lugar, enseada.

O nome Garopaba significa então “Enseada dos Barcos”, “Enseada das Canoas”. Condizendo o nome com a primeira utilidade da enseada, a qual era um seguro ancoradouro para embarcações.

Paia de areias fina a média, que representam baixa declividade (rasas) e uma zona de arrebentação de ondas bastante extensa, onde as ondas que quebram vêm dissipando a praia, dando uma caracteristica "Dissipativa" voltada para o Norte/Nordeste, protegida das correntes costeiras.

A praia de Garopaba esta sendo Monitorada por duas turmas de 5ª séries (Matutino e Vespertino) da Escola Municipal de Ensino Fundamental do Pinguirito. O monitoramento iniciou em novembro de 2012 com a turma da 5ª vespertino, adotando o canto leste da praia de Garopaba, enquanto que a turma da 5ª matutina monitorava a parte central. As atividades iniciaram na escola com uma aula teórica sobre  formação de ondas, marés, dinâmica costeira (sedimentação e deposição), canais de retorno, a forma das praias que mudam conforme a ação das ondas na costa, as correntes marinhas assim como a ação do vento na zona costeira.

 

Na parte Leste da praia, os alunos da 5ª vespertino que estão monitorando este lado da praia, receberam mais informações relacionadas a orientação espacial como a determinação dos pontos cardeais, a direção do vento, a declividade, a determinação da linha de maré, a textura e coloração da areia,  a importância das dunas.

        Orientação espacial para determinar os pontos cardeais através do sol e uso de bússola

                                   Observação da textura e coloração da areia usando lupas

Após estas orientações os alunos são distribuidos em três grupos animais...o Grupo Gaivota, o Grupo Carangueijo e o Grupo Golfinho para montarem os transectos de mapeamento da faixa de areia da praia. Cada grupo fica responsável em montar e mapear os transectos que vão da duna até a linha de maré com quadros de 2 m X 2 m, como mostra a imagem abaixo.

Tudo o que é encontrado em cada quadrado: Restos de animais, restos de conchas, resíduos sólidos.....Tudo é anotado na planilha e quantificado, gerando um Gráfico que permitirá comparar as condições da Praia em diferentes épocas do ano. 

       Representação gráfica do mapeamento realizado em novembro de 2012 neste mesmo local da Praia.

As saídas para o monitoramento da Praia de Garopaba na porção central iniciaram em novembro de 2012, com alunos da 5ª vespertino. Com a planilha na mão os alunos divididos em grupos iniciam as pesquisas, como; a colocação da estaca para marcar a linha de maré e anotar a hora em que esta linha foi marcada, após é determinado a  direção do vento através de uma rápida orientação espacial usando os pontos cardeais da rosa dos ventos, verificam a temperatura da água, e do ambiente, só então inicia a determinação da declicidade da praia com o auxílio de uma mangueira de nível de água e um clinômetro. 

Deminada esta etapa os grupos iniciam a confecção dos tres transectos que serão mapeados na faixa de areia da praia para verificar a presença de resídos sólidos, restos de animais mortos e a presença de animais vivos que habitam esta faixa de praia.

 

Ao longo da atividade, várias coisas chamam a atenção das crianças, como: porque a areia é fininha ou porque em alguns ponto ela é preta...perguntas que são respondidas com auxilio de lupas para aumentar visualização da areia ou caneta-imãn para visualizar a presença de minerais ferrosos de coloração escura (em geral Preta) que são atraídos pelo imãn.

 

e a atividade na praia é finalizada com uma dança circular onde as crianças se divertem e estabelecem uma relação com elementos da natureza.

Já de volta a sala de aula os dados coletados em campo são apreciados e compilados onde são confeccionados gráficos contendo as quantidades dos princípais resíduos encontrados nos transectos mapeados.

Confira os resultados do mapeamento realizado em março 2013, através dos relatórios e o somatório dos resíduos encontrados neste levantamento e as fotos da galera em ação.

Após a contagem dos dados obtidos em campo, são construídos os gráficos.

Em Maio a equipe de monitores mirins retornam a parte central da Praia de Garopaba para o monitoramento desta porção da praia. A praia de Garopaba, devido a escola possuir duas turmas de 5º ano é a praia que mais frequente foi monitorada durante o ano, totalizando 8 saídas.

Em junho de 2013, como a escola possui duas turmas de 5º ano uma pela manhã e outra a tarde,uma inicio o mapeamento em junho pela manhãe a outra devido as chuvas teve que fazer em outubro, ambas no canto norte da praia de Garopaba.

 Somente em outubro a segunda turma do turno da tarde consegue retornar a praia para o monitoramento, também realizado no canto norte da praia de Garopaba, agora com a temperatura mais agradável, os monitores demonstram muita disposição e experiência e rapidamente são organizados em equipes e os itens da planilha são preenchidos, como direção do vento, marés, inclinação e largura da faixa de areia da praia, os transectos são montados para o mapemento. 

 

As saídas a campo continuamem novembro 2013 com a escola do Piguirito, agora a turma de monitores Mirims retornam ao canto Leste da praia, próximo aos barracões dos pescadores, onde a praia esta mais próxima rua, possibilitando um grande acesso de pessoas

2014 iniciou com as aulas teóricas com novas turmas do 5º ano. Os Monitores do Programa Mirim de Monitoramento Costeiro de Garopaba retornam na Escola do Pinguirito, para preparar os alunos para a atividade prática. Nesta fase a turma passou por um nivelamento com apresentações de vídeos sobre a formação dos oceanos, dinâmica costeira, forma das praias, formação de dunas, origem da areia das praias, animais que vivem neste bioma, e receberam  tambémas informações necessárias para realizarem as atividades na praia, como identificar odpontos cardeais e a direção do vento, montar os transectos de pesquisa, medir a inclinação e largura da faixa de areia da praia, preencher as planilhas de dados observados.....

 A galera esteve na semana passada (Julho 2014) na praia do centro de Garopaba para a coleta de dados da Praia e aproveitou para atualizar as placas com os dados dos monitoramentos anteriores.

Após a montagem dos transectos de 2m² cada um a equipe e dividida para que todos participem integralmente da atividade, ora anotando os nas planilhas ou com pás revirando a areia dentro dos quadros em busca de resíduos deixados na praia por frequentadores ou trazidos pelas marés..

A areia dentro dos quadros épenerada e detalhadamente investigada em busca de micro plásticos, forma dos grãos de areia e cor.

Os lixos mais comuns encontrados na Praia do Centro são as bitucas de cigarro e restos de construções devido a proximidade da rua, muitos fios de nylon de redes de pesca também é bem frequente....

De volta a sala de aula os grupos formados na praia (Baleia, Golfinho, Tainha), com as planilhas organizam a contagem do resíduos encontrados em cada transecto e montam os gráficos contendo as quantidades totais...gráficos estes que serão anexados as placas fixadas nos pontos monitorados nas praias...

Algumas produções gráficas feitas pelos alunos para divulgarem o projeto na escola, vários cartazes representado as atividades na praia decoram as paredes nos corredores da escola.

A proxima saída até a praia ocorreu em agosto de 2014, em outro ponto da Praia, desta vez no canto oeste..A metodologia e amesma, primeiro é feita uma orientação espacial para auxiliar na identificação da direção do vento, depois as condições meteorológicas, temperatura da água e do ar, inclinação e largura da faixa de areia, as caracteristicas e textura da areia. tudo anotado nas planilhas...

       Inclinação da praia (m)

1,01 m

Largura da praia (m)

20 m

Setor da praia monitorado

norte

Direção do Vento

sul

Tempo

ensolarado

Maré início

alta

Maré final

baixa

Tamanho do Grão de Areia

 fina

TºC Ar início

18

TºC Ar final

20

TºC Água

19